Como adestrar com clicker
Aprenda como ensinar seu cachorr com o clicker a: Sentar, Deitar e Fechar a porta
Adestramento - Como adestrar com clicker
Depois de ter treinado a “mecânica do clicker” você está pronto para tentar essa nova maneira de adestrar seu cachorro.
“Carregue” seu clicker
Faça o chamado carregamento do clicker. “Carregar o clicker” tem como objetivo ensinar ao cão que o som do clicker é associado a uma recompensa.
Clique o clicker uma vez e dê ao seu cão um petisco.
Repita por +/- 20 vezes
Tente manter o seu timing aleatório.
Você saberá que o cão entende que o som significa algo de bom vem aí, quando clicar e ele olhar para você na expectativa da recompensa.
O carregamento do clicker só é necessário uma vez, ou seja, da primeira vez que apresentar o clicker ao cão e nunca mais.
Capturar, guiar e modelar comportamentos
Ao ensinar um cachorro um comportamento você pode fazê-lo de formas diferentes:
Capturar
– espere até que seu cão faça alguma coisa que você gosta. Pode ser qualquer coisa como levantar uma pata, sentar, tocar sua mão com o focinho, olhar para você ou ficar com as quatro patas no chão (para um cão que gosta de pular em você).
- quando ver algo, clique durante o comportamento e dê a recompensa
- toda vez que seu peludo exibir aquele comportamento novamente, clique e recompense
- o “timing” (exatidão no momento de clicar) é importante
- não se preocupe em dizer o nome do comportamento por enquanto. Cães aprendem por associação e você quer que ele associe o comando à completa e correta ação, portanto você introduzirá o comando somente quando seu peludo estiver craque.
Guiar
- segure o petisco na frente do focinho do seu amigão. Ele provavelmente vai tentar lamber, mas não deixe que ele o coma ainda. Você pode usar esse petisco como um “imã do focinho”, já que o cachorro irá segui-lo para qualquer lugar. Você pode “atrair” ou “guiar” o cachorro na posição que você quer que ele aprenda.
- por exemplo, você pode guiar um “senta” movendo lentamente o petisco do focinho para trás da cabeça dele (mantenha baixo para que ele não pule)
- assim que estiver na posição desejada, clique e dê a recompensa.
Modelar
- modelar é utilizado para comportamentos mais complexos – uma cadeia de comportamentos, ou seja, para se alcançar o resultado final é necessário adestrar por “pedaços”. É o caso, por exemplo, de ensinar o cachorro a fechar a porta. Para isso temos que ensinar por etapas, passo a passo, para depois juntar tudo. No vídeo abaixo você pode aprender como fazer isso.
Recompensas
As recompensas podem ser praticamente qualquer coisa, contanto que sejam desejadas pelo seu cão
A coisa mais importante para lembrar é que é o cão que determina o que é e o que não é uma recompensa (reforço).
Comida não é a única recompensa disponível. Não importa qual você escolha, considere seu valor relativo. Uma comida pode valer mais que outra. Um brinquedo pode valer mais que a comida em determinadas situações. A oportunidade de cumprimentar outro cão pode ser a melhor de todas! Depende do seu cão e da situação.
Ao contrário do que muitos pensam, o clicker não precisa ser utilizado eternamente. Depois que o cachorro tiver consolidado o aprendizado do comportamento desejado você não precisa mais utilizá-lo. Podemos reduzir gradualmente as clicadas e usar o clicker apenas nos exercícios novos.
Se quiser saber mais sobre o clicker leia:
Veja os vídeos para aprender
Ensine a sentar
Ensine a deitar
Modele o comportamento – Fechar a porta
Copyright Cristina Agostini - 2012
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É permitida a sua reprodução sem alterações,
desde que incluídos os créditos a seguir:
Cristina Agostini - Adestradora
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