Reforço X Punição

O que é Reforço Positivo no adestramento.

Tanto o Reforço quanto a Punição pode ser Positivo ou Negativo. Entenda as diferenças

Adestramento de cães - reforço e punição

 

ADESTRAMENTO DE CÃES – REFORÇO E PUNIÇÃO

 

 

O adestramento canino costuma ser baseado no Condicionamento Operante que significa criar um comportamento em reação a um estímulo através da introdução de um reforço.

 

Um reforço tanto pode ser uma recompensa quanto uma punição. Uma recompensa é qualquer coisa que aumente a freqüência de uma ação. Já uma punição trata-se de qualquer coisa que diminua tal frequência ou até a extinga.

 

Quando somos recompensados por um comportamento provavelmente iremos repetir tal comportamento, assim como quando somos punidos provavelmente iremos parar esse comportamento.

 

Os reforços podem envolver tanto a inclusão de um novo elemento quanto a remoção de um elemento já presente. As punições funcionam da mesma maneira.

 

Tá confuso? Então vamos entender as definições.

 

REFORÇO X PUNIÇÃO

 

REFORÇO - é qualquer coisa que aumenta a vontade de repetir o comportamento.

Por exemplo, se você chama seu cachorro e dá uma recompensa quando chega perto de você, ele terá mais vontade de ir até você da próxima vez. Portanto, ao dar uma recompensa quando vem você está reforçando o comportamento de vir quando chamado.

 

PUNIÇÃO – é qualquer coisa que diminua a vontade de repetir o comportamento.

Exemplo: se você chamar o cachorro e quando ele chegar você gritar com ele a tendência será dele ter menos vontade de te obedecer da próxima vez. Portanto, ao gritar com ele você está punindo o comportamento de vir até você quando chamado.

Se você acha que isto nunca acontece está redondamente enganado. Muito pelo contrário, ocorre todos os dias. Imagine a cena de um dono chamando seu cachorro que está entretido cheirando alguma coisa. O dono repete o chamado 5 ou 6 vezes até que o peludo “se digna” a interromper o que estava fazendo e vai até ele. Quando chega o dono dá bronca porque demorou a atender o chamado. Pronto o dono está punindo o cachorro por obedecer.

 

Tanto os reforços como as punições podem ser positivas ou negativas. Ah? Como assim?

 

POSITIVO X NEGATIVO

 

Positivo e Negativo não devem ser entendidos como bom ou ruim. Em vez disso devem ser interpretados como um sinal de + (mais) e – (menos)

 

POSITIVO = + = quer dizer que você está adicionando alguma coisa

NEGATIVO = - = quer dizer que você está subtraindo alguma coisa

 

Agora vamos juntar tudo.

 

Reforço positivo e negativo

 

O reforço pode ser positivo ou negativo. Nos dois casos nós estaremos aumentando a vontade do animal de repetir o comportamento.

 

REFORÇO POSITIVO – significa que estamos adicionando alguma coisa que o animal deseja para que aumente a vontade dele de repetir uma ação.

Exemplo: se você ensinar o cachorro a vir até você quando chamado oferecendo um petisco estará usando reforço positivo. O ato de recompensá-lo com alguma coisa que ele gosta estará aumentando a vontade dele de atender ao seu chamado da próxima vez. É a mesma coisa que dar uma fruta a um papagaio por ele ter balançado o pé ou deixar uma criança brincar com o vídeo game depois de ter feito a lição

 

REFORÇO NEGATIVO – significa que estamos subtraindo alguma coisa aversiva que o animal não gosta para que aumente a vontade dele de repetir uma ação.

Exemplo: o cavalo se move mais rápidamente para retirar a pressão das esporas – é o fim de algo ruim (recompensa negativa). Você vai ensinar o comando “vem” para o cachorro usando coleira ou enforcador com guia. Você puxa o cachorro e assim que ele começa a andar em sua direção você afrouxa a guia. Dessa maneira você está utilizando reforço negativo. Ao remover a pressão no momento em que ele começa a andar você está aumentando a vontade dele de vir até você da próxima vez para evitar de ser puxado.

Para memorizar melhor o significado de reforço negativo é só lembrar de alguma situação cotidiana que te aborrecia como quando sua mãe ficava repetindo 500 vezes para você arrumar seu quarto e de tanto repetir você acabava fazendo para se livrar da pressão, daquele blá,blá,blá aversivo.

 

Punição positiva e negativa

 

A punição também pode ser positiva ou negativa. Em ambos estaremos diminuindo a vontade de repetir o comportamento.

 

PUNIÇÃO POSITIVA nesta situação estaremos adicionando alguma coisa aversiva para diminuir a vontade do animal de repetir a ação.

Exemplo: quando um cachorro puxa a coleira e recebe uma puxada na direção oposta, especialmente quando está usando o enforcador, trata-se de uma punição positiva. O cão recebe uma resposta desagradável para o comportamento indesejado. Quando você usa uma latinha com moedas dentro para fazer barulho, borrifa água no focinho do cachorro, usa coleira anti latido ou Pet Corrector para fazer com que o cachorro interrompa um comportamento que você não gosta estará adicionando uma coisa aversiva para diminuir a vontade do seu peludo de agir daquela maneira novamente.

 

PUNIÇÃO NEGATIVA – neste caso estamos subtraindo alguma coisa que o animal deseja para diminuir a vontade de repetir o que está fazendo de errado.

Exemplo: seu cachorro adora pular em você quando chega em casa, para cumprimentar. O objetivo dele é chamar sua atenção. Se ao entrar você ignorá-lo, sem olhar nem falar e der as costas para ele a tendência dele é parar de ficar pulando. Ou seja, ao subtrair a atenção que ele deseja você diminuirá a vontade dele de pular em você da próxima vez. As punições negativas que a maioria das pessoas usa é a de retirar um cachorro do lugar onde a família está para prendê-lo por um certo tempo noutro lugar sozinho, parar uma brincadeira e guardar o brinquedo, “ficar de mal”, quer dizer não falar, não olhar nem acariciar o cachorro por um período de tempo e parar de andar quando o cachorro puxa a guia.

 

RESUMO

 

REFORÇO = aumentar a vontade

  • Positivo adicionamos alguma coisa que o animal deseja

  • Negativosubtraímos alguma coisa aversiva

 

PUNIÇÃO = diminuir a vontade

  • Positiva adicionamos alguma coisa aversiva

  • Negativasubtraímos alguma coisa que o animal deseja

 

ATENÇÃO: Tanto punição quanto recompensa são tipos de reforço. É muito comum recompensa e reforço serem confundidos. Recompensa é um tipo de reforço, dito positivo (agradável). Punição também é reforço (negativo, desagradável).

 

Os dois tipos de Punição fazem com que o animal pare o comportamento indesejado, mas esse comportamento não é esquecido, portanto pode voltar a se repetir.

A punição diz o que não fazer e o reforço diz o que fazer, portanto quando utilizamos uma punição (mostrando que aquele modo de agir é errado) para que haja um aprendizado duradouro é necessário ensinar como agir de modo correto.

 

Não deixe de ler também:

 

- Como os cães aprendem

- História do clicker

- Treine o “clic”

- Como adestrar com clicker

 


 

Copyright Cristina Agostini - 2012

Este texto é protegido pela lei de direitos autorais.
É permitida a sua reprodução sem alterações,
desde que incluídos os créditos a seguir:

Cristina Agostini - Adestradora
Dogsnet - Produtos legais prá cachorro!
www.dogsnet.com.br

 

Mais Matérias

Conheça nosso
canal no Youtube!

Curtiu? Veja mais:
Adestramento e Comportamento

Divertidos e Curiosidades

Amar é cuidar bem!



Receba dicas no seu e-mail para cuidar ainda melhor do seu amigo.