Cachorro cansado é feliz

Entenda a natureza do cachorro para suprir suas necessidades e deixá-lo feliz

CACHORRO CANSADO É FELIZ

 

CACHORRO CANSADO É FELIZ!

 

 

 Quem entende a natureza do cachorro sabe que ele precisa se exercitar diariamente e ter estímulos  mentais para extravasar suas necessidades naturais e se tornar um cachorro equilibrado e feliz!

 

 O que significa “entender a natureza do cachorro”?

 

 Bem, funciona assim: nós carregamos a carga genética de nossos antepassados (pais, avós, bisavós, etc.)  como temperamento, cor dos olhos, etc.. Os cachorros têm a genética dos seus ancestrais, os  lobos.                                                                                       

 

 Na natureza os lobos vivem em grupos  obedecendo a uma escala hierárquica bem  definida.

 Para sobreviver eles precisam comer, beber e  dormir como qualquer ser vivo.

 Portanto, dia após dia eles vão em busca de  caça para comer, criam estratégias de  ataque,  correm como loucos, dividem  funções – os que  vão na linha de frente, os  que ficam na  retaguarda, quem cuida dos  filhotes, etc.

 





 

  

 

  Utilizam ativamente o faro para procurar a  presa, usam a inteligência  para vencer  obstáculos, os  músculos são muito exigidos  nas  corridas, as   mandíbulas devem ser fortes  para agarrar, sacudir e  rasgar a presa. Enfim,  passam o dia todo  trabalhando, se          exercitando  para   começar tudo de  novo no dia seguinte.  Eles não       têm férias, nem   feriados e fins de  semana!!






 Voltemos agora aos nossos amigões urbanos. Que vida dura! Tem água e comida a vontade, uma cama  quentinha, muito carinho, novidades com visitas em casa, algumas brincadeiras aqui e ali e nada mais a  fazer.

 

 

 

 Por maior que seja a casa onde abita, mesmo tendo a companhia de outros quatro patas, o seu ambiente  não passa de um grande aquário povoado pela sua matilha (= família).

  

 O que ele faz com suas necessidades psicológicas e físicas? Nada. Vão crescendo dentro dele até se  manifestarem de inúmeras maneiras – são os problemas comportamentais.

 

 Cabe a nós, os donos, proporcionar a atividade física e mental para satisfazer seus instintos naturais e  torná-lo calmo e feliz.

 

CACHORRO CANSADO É FELIZ!

 

 

Copyright Cristina Agostini - 2009
Este texto é protegido pela lei de direitos autorais.
É permitida a sua reprodução sem alterações,
desde que incluídos os créditos a seguir:

Cristina Agostini - Adestradora
Dogsnet - Pet shop especializada em brinquedos para cachorro
www.dogsnet.com.br


Mais Matérias

Conheça nosso
canal no Youtube!

Curtiu? Veja mais:
Adestramento e Comportamento

Divertidos e Curiosidades

Amar é cuidar bem!



Receba dicas no seu e-mail para cuidar ainda melhor do seu amigo.